domenica 9 novembre 2014

Trabalho da AMA é mostrado em programa de TV especial sobre autismo

O programa MN Repórter da Rede Meio Norte conversou com famílias assistidas pela Associação de Amigos dos Autistas do Piauí

A AMA (Associação de Amigos dos Autistas do Piauí) teve o trabalho mostrado no programa MN Repórter da Rede Meio Norte. Famílias assistidas pela entidade foram ouvidas, falaram sobre a importância do trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional e destacaram como a sociedade percebe a pessoa com autismo. O programa é apresentado por Pedro Borges e Kátia Rodrigues, com reportagens de Julimar Silva.

A atual Presidente da AMA, Aldine Mesquita foi entrevistada no estúdio do programa. Ela falou sobre os desafios atuais da entidade.

Foto You Tube - Kátia Rodrigues e Aldine Mesquita durante entrevista no programa MN Repórter

“Nosso principal desafio é acalmar aqueles pais que no momento em que eles recebem diagnóstico e ficam sem chão. E aí quando eles chegam na AMA, a AMA tem esse papel de acolher. É aonde entra o psicólogo, o assistente social com a informação. Pra tentar informar à família o que é autismo”, ressalta Aldine Mesquita.


A AMA é uma entidade sem fins lucrativos, que assiste pessoa com autismo e outros transtornos de desenvolvimento, através da prestação de serviços educacionais, além de reabilitação e integração social. Além disso, apoia, informa e treina as famílias realizando capacitação de profissionais, dentre outras atividades.

Desde que foi fundada em 29 de janeiro de 2000, o trabalho tem sido intensificado. Hoje os 120 autistas na faixa etária de 3 a 57 anos são assistidos por uma equipe multiprofissional composta por: Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Professores, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, além de voluntários que também contribuem com o trabalho desenvolvido pela associação.

A Associação de Amigos dos Autistas do Piauí tem parcerias firmadas com a: SEDUC - Secretaria Estadual de Educação; SEMEC – Secretaria Municipal de Educação; e SEMTCAS – Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e de Assistência Social, que cedem os profissionais da educação, assistência psicossocial para que a entidade possa funcionar dentro do que preconiza a legislação.

Enquanto trabalha para ampliar o atendimento de uma grande demanda reprimida que está na fila de espera e hoje chega a 95 pessoas com autismo, quase a totalidade dos 120 atuais, os profissionais, busca-se continuamente mais aprimoramento das atividades desenvolvidas.

Assessoria AMA

Contatos: (86) 3216-3385/9522-2404/9969 5288

Nessun commento:

Posta un commento