venerdì 7 novembre 2014

Pais e profissionais da AMA reúnem sociedade em ação que transforma vidas

O Bingo beneficente reuniu familiares amigos e voluntários na sede da instituição no bairro Primavera

Uma festa de solidariedade foi no que se transformou o um Bingo Beneficente – Especial Halloween, realizado na sede da AMA-Associação de Amigos dos Autistas do Piauí, no bairro Primavera, na tarde da última sexta feira (31/10). A ação em favor da instituição reuniu familiares, parentes, amigos e pessoas da sociedade que contribuem voluntariamente com a causa da pessoa com autismo.

O evento que tinha como objetivo, reformar os banheiros da sede instituição filantrópica, começou às 15h e seguiu até a noite. A banda Teen Nexo 7 se apresentou e animou o público presente. Os cinco adolescentes se apresentaram voluntariamente e também deram a parcela de contribuição em prol da AMA.

Anúncio do Bingo beneficente

A Presidente da AMA Aldine Mesquita, ressalta que o evento acontece periodicamente e envolve toda a comunidade do entorno da ONG, além das mães, que participam da organização, produzindo alguns das iguarias que são vendidas no evento.

“Esse evento é importante, porque a Assistente Social conseguiu mobilizar as mães a participarem da elaboração do projeto. Então cada uma tem uma função. Nós temos comidas típicas e atrações musicais e todos são voluntários”, reforça a Presidente.

Quem participou do Bingo, concorreu a: 01 Chaleira, 01 Cafeteira, 01 Bolsa Artesanal, 01 Kit Natura Kaiak (masculino), e 04 Potes da Tupperwere. O valor da cartela foi de R$ 2,00. Entre uma e outra chamada do Bingo, o público aproveitava as iguarias preparadas pelas mães de alunos autistas que são assistidos na AMA, como: Creme de Galinha, Bolos, Pipoca ou compravam camisetas e bijuterias.

A Assistente Social da AMA Poliana Santos, uma das organizadoras do evento, ressalta que o momento é mais do que um Bingo, representa convivência, sociabilidade e confraternização entre os pais de crianças autistas, pois como os horários de acompanhamento dos filhos são alternados durante a semana na instituição, eles quase não se encontram. Foi o que também ressaltou a Coordenadora Pedagógica Fátima Pinho, sobre um dos objetivos do evento.

 Poliana Santos - Assistente Social da AMA
“As mães participaram de todas as etapas, elas decidiram horário, as atrações, foram atrás de parceiros. Mas esse momento é de fortalecimento de vínculos, para que elas se sentissem mais ativas na Associação. É um momento de socialização, de interação tanto entre as famílias, que têm filhos com autismo e que não têm autismo, e é uma festa diferente, porque eles nunca tiveram acesso a uma festa de Halloween”, diz a Assistente Social.

“Essa oportunidade que a gente tem de reunir as famílias dos turnos da manhã e da tarde para essa interação social, quanto de arrecadar fundos em benefícios da instituição”, ressalta a Fátima Pinho, Coordenadora Pedagógica.

Na ocasião, Carlos Rocha - Secretário Executivo da SEMTCAS representou o Prefeito de Teresina Firmino Filho e reforçou o compromisso do município em continuar as parcerias que já existem com a AMA.

“Sabemos do esforço e do trabalho que a AMA tem desenvolvido com competência e estamos renovando os votos de parceria com este projeto, nós oferecemos alguns instrutores hoje, mas tem todo um zelo da AMA com o trabalho desenvolvido”, ressalta Carlos Rocha.

Carlos Rocha - Secretário Executivo da SEMTCAS
No evento, pessoas que passaram a admirar o trabalho educacional e de orientação da AMA às famílias com filhos autistas, também compareceram. O estudante Marcos Almeida descobriu um pouco mais sobre autismo ao apresentar um trabalho na faculdade onde estuda. Após fazer uma visita à Associação de Amigos dos Autistas do Piauí, não conseguiu mais ficar distante do projeto, pela importância que ele tem para a sociedade.

“Através de uma disciplina na faculdade nós passamos a conhecer um pouco sobre Autismo. E hoje estamos aqui prestigiando este evento que está maravilhoso. Nós lá na faculdade somos mais de 60 alunos e eu tenho certeza que eles passaram a reconhecer o trabalho da AMA”, disse, Marcos Almeida, estudante do curso de Enfermagem da faculdade AESPI-FAPI,

Cleonice Rocha e Marcos Almeida
A professora da rede regular de ensino do município de Teresina, Cleonice Rocha, diz que conheceu a AMA, a partir do trabalho que desenvolve em sala de aula com alunos autistas. Ela reforça a necessidade das pessoas conhecerem mais sobre o transtorno do expectro autista, para que todos na sociedade possam encarar a pessoa com autismo sem preconceito, compreendendo porque elas se comportam de uma forma mais reservada.

“Antes de autista, a pessoa é assim como eu e como você, nós devemos encarar a pessoa com autismo, não pela condição que ela tem, mas como um ser humano que merece a compreensão e atenção de todos”, diz a professora.

E em um momento mais que descontraído, tanto quem foi caracterizado, como estava o filho de seu José Francisco, o garoto Julio César de 9 anos, diagnosticado com autismo desde os 3 anos de idade, que estava vestido de Pirata, ou ainda, outros que colocaram apenas uma máscara, em alusão ao festa especial de Halloween, aproveitou o momento de descontração. Erivan Sousa, que também é pai de uma criança autismo, ressaltou a importância do evento.

Erivan Sousa - Pai de criança autista
“A AMA é primordial, é como a água. Esse momento nós estamos aqui para arrecadar fundos para a instituição continuar funcionando, mas também para que todos os pais se confraternizem. É que tem pais que começam ser atendidos pela manhã e depois passam para a tarde, e perdem o contato, e nesses eventos a gente se encontra”, ressalta Erivan.

Nexo 7
Assessoria AMA

Contatos: (86) 3216-3385/9522-2404/9969 5288

Nessun commento:

Posta un commento